quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Portal da Transparência - Mentira ou Verdade

O Brasil continua na contramão da história, fizeram mais uma lei para não ser cumprida, a tal Lei da Transparência e fizeram até o Portal da Transparência (acesse para tirar dúvidas -

Muitos Estados, Municípios e quase todos os Ministérios e Autarquias tiveram 6 meses para colocar tal portal a serviço do povo e não o fizeram, dizem que o tempo foi curto demais, mentira.

Os pequenos municípios não tem como realizar estas operações, imaginem que estive numa desta cidades pequenas, vejam que foi no Estado mais rico da federação, e para realizar a inscrição de uma pequena empresa me passaram formulários para serem preenchidos pela máquina de escrever, não vejo uma já faz uns 15 anos. Os site mantidos por estes órgãos são apenas ferramentas para propaganda eleitoral de seus administradores.

Países altamente desenvolvidos tratam a transparência política como forma de dar sustentabilidade à qualquer mandato popular. No Brasil, político continuará com os seus desvios de verbas, aumentar valores dos vales-misérias distribuídos à população carente, que é maioria, fazendo do voto comprado a sua eleição ou reeleição, usando a corrupção para se perpetuar no poder, adquirindo castelos em Minas ou em Portugal, malas e cuecas repletas de dólares, mensalões e mensalinhos sem julgamento, prestação de contas de verbas públicas sem publicidade, e aumentar seus próprios salários.

Será que um dia tudo isso vai mudar?